segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Shake: o aliado da dieta


Emagrecer sem deixar o corpo deficiente em nutrientes é o grande desejo de todos aqueles que se aventuram em dietas variadas. Foi para amenizar esse desfalque que os nutricionistas incentivaram o consumo de shakes e de barras de cereal, e as empresas popularizaram o produto. O consumo das barras dos shakes são excelentes substitutos de refeições, eliminando do consumo diário até 800 calorias. Mas... E quando, após a ingestão desses alimentos, a fome insiste em continuar?

Recomenda-se que, no caso específico dos shakes, coma-se algo sólido e pouco calórico. Um prato de sobremesa de salada é a refeição ideal para essa fome pós-shake. Na composição, alface, agrião, tomate, pepino e cenoura, que estimulam a mastigação (causando a sensação de saciedade) e totalizam apenas 70 calorias.

Mas lembre-se sempre: para potencializar os resultados da dieta, recomenda-se a prática de atividades físicas. Com essa dobradinha, é possível perder de três a quatro quilos nos primeiros meses.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Como lidar com o horário de verão



Na madrugada do próximo final de semana, precisamente de sábado (27) para domingo (28), começa o controverso horário de verão. Enquanto o novo horário é defendido pelos seus criadores com a justificativa da economia de energia, uma extensa parcela da população detona o período, que consiste em adiantar uma hora no relógio até meados de fevereiro.
Mas, quando não se pode com o inimigo, o jeito é juntar-se a ele. Por isso, seguem algumas dicas para que ninguém demore a se acostumar com esse horário:

- Durma uma hora mais cedo, para acostumar o corpo: obrigar o organismo é a melhor forma de adaptá-lo a essa mudança. Por isso, procure se deitar mais cedo todos os dias até que o corpo entre no novo ritmo.

- Maneire nos exercícios durante a primeira semana de horário novo: submeter o corpo ao ritmo costumeiro de exercícios no começo do horário de verão provoca um desgaste maior, acumulando com o cansaço de início de horário.

- Evite as saídas noturnas e fique em casa descansando: às vezes os convites parecem irrecusáveis, mas procure resistir a tentação e ficar em casa recompondo o organismo dos efeitos da mudança de horário.

- Durma de janelas abertas, de modo que a luz do sol entre ao amanhecer: o corpo reconhece que o dia amanheceu ao ser exposto à luz do sol. Essa sensibilidade faz com que o corpo forneça mais energia e evite o cansaço durante as horas de ocupação.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Atletismo: o queridinho dos amadores


Você sabia que o atletismo é um dos esportes preferidos das pessoas para se exercitar e perder peso?

Saiba quantas calorias algumas modalidades do atletismo eliminam e escolha a que mais se encaixa na sua programação de exercícios:

Corrida

Corrida – queima 700 kcal/hora
Equivale a...
1 Big Mac
3,4 latas de Coca-Cola

Lançamento de dardo.

Lançamentos (disco, martelo, dardo e peso) – queimam 280 kcal/hora
Equivale a...
1 café Latte Starbucks (com leite integral)
3,5 taças de vinho (100 ml)

Salto em distância

Saltos (em altura, distância, com vara, triplo) – queimam 420 kcal/hora
Equivale a...
14 cenouras
4,2 bombons Serenata de Amor

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Apresentando - Tratamento Paliativo

Oito de outubro é o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. Mas você conhece esse tipo de tratamento? Pensando nisso, a Nutricenter elaborou um texto explicativo, para esclarecer a você o que de fato é o tratamento paliativo.

O que é?
O tratamento paliativo é o tipo de medicina que propõe a pacientes terminais uma melhor qualidade de vida até que a morte chegue. Dentro da medicina paliativa, não são apenas as condições clínicas do paciente que recebem cuidados, mas a saúde social e espiritual também é tratada. O atendimento paliativo se estende à família do paciente, exercendo o tratamento psicológico em todos os parentes também.

Onde surgiu?
O método sempre existiu. Mas com a evolução da medicina, a forma de tratamento deu lugar às drogas e aos hospitais, que não admitiam a ideia de perder um paciente para as doenças. Somente em 1977 que a médica inglesa Cicely Saunders reconstruiu o método de tratamento, após observar que os pacientes terminais sofriam de uma “dor total”. Esse tipo de totalidade incentivou a médica a tratar o psicológico do paciente e os familiares.

Como é o tratamento paliativo no Brasil?
No Brasil, o tratamento paliativo é um conceito é recente. Criada em 1997, a Sociedade Brasileira de Cuidados Paliativos disponibiliza apenas 300 leitos para tratamento paliativo, número extremamente baixo se comparado com o padrão estipulado pela Associação Europeia de Cuidados Paliativos (10 mil leitos, 1.500 médicos especializados e 10 mil enfermeiros).

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Segundo estudo, comer muito fast food emburrece crianças

Pesquisa realizada pelo Goldsmiths College, da Universidade de Londres, aponta que crianças que comem muito fast food estão propensas a ter QI baixo. Para a conclusão, foram analisadas 4 mil crianças de três a cinco anos de idade, levando em consideração o impacto desse tipo de alimentação na capacidade cognitiva do cérebro e do crescimento.

Segundo Sophie Von Stumm, autora do estudo, a nutrição que temos na infância é muito importante na formação do QI, tendo efeitos duradouros sobre o mesmo: “é senso comum que o tipo de alimento que comemos afeta o desenvolvimento do cérebro, mas pesquisas anteriores só observaram os efeitos de grupos alimentares específicos no QI em vez de tipos genéricos de refeições”.

Além do QI, foi identificado na pesquisa que o fator socioeconômico também interfere na alimentação dos pequenos. Pais com melhores condições financeiras afirmaram preparar refeições mais saudáveis para os filhos com mais frequência do que os pais menos favorecidos economicamente.