O Kick Boxing é um sistema de Artes Marciais ( há quem o considere um desporte de combate como o boxe e não uma arte marcial ) relativamente novo, cujas regras derivam da combinação de diversas técnicas de combate de uma variedade de outras disciplinas mais tradicionais, incluindo o Boxe, Kung Fu e Tae Kwondo.
Mas na realidade o Kick Boxing tem origem no Full Contact, que foi quem efetivamente agregou essas técnicas de combate para originalmente poderem-se efectuar combates entre praticantes destas diversas modalidades em contacto total : agora o objectivo passa a ser o KO, tal como no Boxe e no Muay Thai, em vez da tentativa de apenas acertar no adversário com o intuito de pontuar, como se passa no Karaté e no Tae Kwondo.
Mais tarde o Full Contact tornou-se uma Arte Marcial por direito próprio, devido a ter melhorado muitas das técnicas, na medida em que muitos dos golpes destas disciplinas tradicionais, apesar de sua beleza, em termos de eficácia deixavam muito a desejar :o combate num ringue, com luvas de boxe e outras protecções, que atenuam considerávelmente os golpes, revelou inequivocamente estas carências e igualmente caiu por terra, o mito que bastaria 1 ou 2 golpes para derrubar um adversário.
O Kick Boxing surge devido a uma "insuficiência" do Full Contact : os golpes tinham que ser desferidos obrigatóriamente acima da cintura!
Portanto o que difere o Kick Boxing do Full Contact é a possibilidade de poder-se desferir golpes abaixo da cintura (mas acima do joelho) , através dos famosos pontapés com a tíbia às coxas internas/externas dos adversários (Low Kick).
Portanto, e como o próprio nome indica, é a arte de combinar o boxe ortodoxo e o melhor das técnicas orientais em termos de batimentos de pernas (Kick significa pontapé).
Óbviamente, esta simbiose, criou uma arte marcial das mais poderosas em termos de eficácia (comprovada amplamente nos torneios de artes marciais de todo o Mundo e só talvez igualada pelo Muay Thai e superada pelo Ju-Jitsu em termos de Vale Tudo ), rapidez de aprendizagem e facilidade de assimilação.
Deve essas características ao facto de se ter "despido" da espiritualidade subjacente às artes marciais orientais e focar-se essencialmente sobre a efectividade das técnicas.
Portanto o que perdeu em espiritualidade, ganhou em eficácia , eficácia esta, potencializada pelo permanente contacto com situações reais de combate : é normal, tal como no boxe, os alunos combaterem entre si em contacto total.
As artes marciais cresceram durante o princípio dos anos 70 e o interesse aumentou muito, pondo a tónica na luta de competição. Os estilos chineses de luta começaram a ter uma forma mais ocidentalizada na Inglaterra e mais ainda nos Estados Unidos, onde o primeiro sistema real de estilos livres começava a ser desenvolvido. Muitas pessoas defendem que o Kick Boxing teve ORIGEM nos Estados Unidos, nos anos 70. Tal deve-se, dizem, à frustação que muitos praticantes americanos de Karaté sentiam por causa das limitações das pontuações dos torneios de competição. Dado que o Karaté e outras disciplinas se submetiam a teorias de defesa e estabeleciam o kata, sendo praticadas num ambiente controlado, os praticantes queriam ver o quanto os seus movimentos podiam ser eficazes num ambiente mais REALISTA . Começou a gerar-se uma grande ênfase nas técnicas especializadas, tais como pontapés e socos, empregues com toda a força.
As estrelas do primeiro campeonato de Kick Boxing foram Bill "Superfoot" Wallis, Demetrius Havanas, Joe Lewis, Jeff Smith e Benny Urquidez
Inicialmente, alguns sentiram que o Kick Boxing parecia uma arte de amadores e questionaram a sua validade como arte marcial. É encarado por muitos como um desporto que é relativamente novo e que tem ainda de estabelecer uma longa tradição e história.
A Associação Mundial de Kick Boxing ( conhecida como WKA ) surge, aparentemente, no principio de 1970, a seguir a um torneio com Benny Urquidez , que tinha sido enviado para o Japão para representar a América num campeonato de Kick Boxing. Ganhou o seu primeiro titulo mundial em 1974. Apesar de muitos representantes de Kick Boxing terem sido derrotados, Urquidez conseguiu manter o seu e, de certo modo, teve sucesso devido à sua pesquisa dos métodos de treino do Oriente e da sua habilidade, bem desenvolvida, de Boxe e Judo. Uma das suas lutas mais memoráveis foi contra o famoso Fujiwara, que era muito experiente, tanto no Karaté como no Muay Thai.
O Muay Thai é muito similar ao KickBoxing, mas difere deste pela utilização de cotoveladas e joelhadas que são armas poderosas na luta corpo a corpo.
Apesar de se acreditar que os americanos criaram este conceito numa tentativa de conceber um desporto que pudesse refinar a competição de contacto total, julga-se que o desenvolvimento o Kick Boxing, nasceu fora da WKA, encontrando caminhos entre a cultura de luta do Oriente e do Ocidente. Também se crê que Joe Cawley, Don e Judy Quinn, em conjunto com Howard Hansen, um cinturão negro shorin ryu karaté, foram os promotores iniciais do Kick Boxing, tendo trabalhado juntos para um reconhecimento melhorado. Hansen fez com que o Kick Boxing desse um passo à frente, ao introduzir lutas num ringue de boxe em vez das tradicionais lutas dos torneios. Ficou conhecido como o casamenteiro do ringue, encenando uma variedade de eventos bem sucedidos com as estrelas como Bill "Superfoot" Wallis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário