quarta-feira, 15 de junho de 2011

Lutas: Kali

O Kali teve sua origem nas Filipinas há mais de 1500 anos. O desenvolvimento dessa arte sofreu influência de outros povos, como os hindus, chineses, indonésios e espanhóis. Hoje em dia ainda é ensinado para as tropas filipinas como meio eficiente de defesa e ataque.
O iniciante em Kali, primeiramente aprende a utilizar armas como bastões e facas. E somente depois aprende a luta desarmada. Em outros estilos geralmente ocorre o inverso.
O ensino das técnicas básicas é tradicionalmente simplificado. Com um tempo limitado para ensinar, somente as técnicas que se provaram eficazes em batalha e que podiam ser ensinadas em massa sobreviveram ao tempo. Isto permitiu que habitantes de vilas, que geralmente não eram soldados, se protegessem de outras vilas, bem como de invasores estrangeiros. A filosofia da simplicidade persiste até hoje, e é a base das artes marciais filipinas.

Devido a essa metodologia,o Kali é erroneamente considerado arte de luta "simples". No entanto, esta simplicidade refere-se somente a sua sistemática, não a sua eficácia. Ao contrário, por trás dessas técnicas básicas, reside uma estrutura bastante complexa e refinada de técnicas, as quais leva-se anos para dominar completamente.
Praticantes dessas artes são notadamente reconhecidos por sua habilidade em lutar com armas ou desarmados intercaladamente. A maior parte dos sistemas incluem lutas com uma grande variedade de armas, combates em pé, chaves e projeções, e quaisquer outras técnicas necessárias para complementar o treino de um guerreiro nos velhos tempos das lutas tribais. Talvez, o único grande campo ao qual não foi dada a devida atenção, tanto no passado, quanto atualmente, seja o das lutas em cooperação. Existia um sistema filipino de primeiros socorros, cura e medicina herbal que era tradicionalmente ensinado paralelamente à eskrima, mas desapareceu com o passar dos anos.

Na maioria dos sistemas, técnicas armadas e desarmadas são desenvolvidas paralelamente, por meio de um sistema de treinamento projetado para desenvolver seus aspectos comuns. As variações mais comuns são a do bastão simples, a de dois bastões, e a de espada/bastão e faca. Alguns sistemas são conhecidos por se especializarem em outras armas, como o chicote e o cajado.

De todas as armas citadas anteriormente, algumas delas possuem variações exclusivas para serem utilizadas na prática do kali, tais como a kerambit, o barung e o canivete butterfly, um tipo de faca muito peculiar, que passou a ser característico da eskrima moderna.
O rattan, madeira derivada do bambu, muito facilmente encontrado nas Filipinas, é o material mais utilizado na fabricação de bastões e varas de treino. São resistentes e têm boa durabilidade, leves, e com boa resistência ao fogo. São quebrados somente sob situações extremas, e não soltam lascas como outras madeiras, sendo assim ferramentas seguras de treino. Este aspecto também os tornam úteis na defesa contra lâminas.

Vale a pena observar que o kali foi usado em vários filmes: Identidade Bourne, Supremacia Bourne, Ultimato Bourne, Blade, Caçado, Força em Alerta, Duna, Operação Dragão e Jogo da Morte.

Fonte:RuiNelson, Kombato e Wiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário