quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dia do Tenista.

Novamente daremos uma pausa as matérias sobre lutas, hoje faremos a pausa pois comemoramos o Dia do Tenista !
Desejamos os parabéns para todos que praticam este esporte !


História e Evolução do Tênis:


Considerado por muitos um esporte elitista, o tênis teve seu princípio no século XIII, ensinado pelos italianos, aos franceses. O nome deriva de um jogo parecido, praticado na França com o nome de tenez.
Pouco depois, os franceses o chamaram de jogo da palma, pois, não havia raquetes e os atletas usavam as mãos para golpear as bolas. Quase um século depois, o jogo chegou à Inglaterra onde deu seu grande avanço, até então.
Chamado de real tennis era jogado com uma raquete pesada e em locais fechados, semelhantemente ao Badminton. Só em 1873, foi que Walter Wingfield, conhecendo o real tennis, estabeleceu regras ao jogo, transferindo ao ambiente aberto e colocando uma rede, dividindo o campo de jogo. Rapidamente, o jogo difundiu-se e virou febre em vários estados norte-americanos.
Quatro anos mais tarde, o campeonato, que viria a ser o mais elegante do mundo, foi disputado pela primeira vez. A grama de Wimbledon – bem mais irregular – foi usada inicialmente por atletas ingleses.
Alguns anos dali, a grama do subúrbio de Londres viria a tornar-se uma competição internacional.
Depois disso, a disseminação do esporte foi feita de maneira natural. Já no século XX, a América do sul teve contato com a novidade, especialmente o Brasil, que revelara anos depois, Maria Ester Bueno, a mulher mais vitoriosa em gramas londrinas do século.
Na história recente do esporte, foi criada a associação dos tenistas profissionais, órgão responsável por obter o ranking dos atletas, organizar o calendário e defender os interesses dos atletas.
Atualmente, o calendário conta com quatro grandes torneios, os chamados Grand Slams, sendo eles: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon, US Open. O primeiro é disputado em quadra rápida, o francês no saibro, o inglês na grama e o americano também em quadra rápida.
Além de torneios individuais, existem as competições de duplas e a disputa entre países na chamada Copa Davis. Potências no esporte disputam o posto de melhor do mundo.
Como destaques, podemos citar o americano Pete Sampras, cinco vezes campeão do Grand Slam inglês; André Agassi, considerado por muitos o mais completo da década passada; Roger Federer e Rafael Nadal.
No feminino, não há como não citar as irmãs Serena e Venus Willians, destaques absolutos dos diversos abertos pelo mundo, além da russa Maria Sharapova, tida como a mais bela e eficiente atleta.
Por fim, fica a menção aos brasileiros Fernando Meligeni, Gustavo Kuerten e Thomaz Bellucci, como destaques masculinos desse esporte milionário que conta com a popularidade de muitos e com jogadas de tirar o fôlego.
Fonte:ZoomEsportivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário