segunda-feira, 30 de abril de 2012

Exagerou no final de semana? Faça a dieta da segunda-feira


Você costuma controlar a dieta durante a semana. Mas, já no almoço da sexta-feira, libera tudo e mais um pouco? Cuidado! Os abusos de fim de semana podem fazer vocêengordar 2 quilos de repente. Que susto, hein!

Mas para tudo tem solução. Sempre que você sair da linha, compense os excessos logo na segunda-feira. “Recomendo um dia de dieta verde – sem nada de amarelo (cenoura, mamão, manga) e vermelho (carnes)”, sugere a especialista Lígia Azevedo, em entrevista à revista BOA FORMA.
A ideia é montar um cardápio só com saladas e sopas no almoço e no jantar. Use todas as verduras que você gosta, mas com pouco sal e nada de gordura, hein!
No café da manhã e nos intervalos mate a fome com sucos, como couve batida com maçã e água, por exemplo. Vale também atacar pedaços de aipo e pepino crus. E não se esqueça de se hidratar! Boas opções são água e chás (sem açúcar, é claro).
“Se fizer um dia dessa dieta, você volta a fechar o jeans facilmente”, afirma Lígia. Mas atenção: só um dia mesmo, ok! Depois siga uma dieta balanceada e saudável.
Com reportagem de Eiliane Contreras para a revista BOA FORMA

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Correr faz muito bem a saúde!


Gostaria de correr 5 Km sem parar e não consegue? Veja aqui um treino super fácil. Em 9 semanas você já conseguirá fazer sua primeira corrida de 5K!

Frequentemente converso com amigos sobre meus treinos de corrida ou sobre este blog. A primeira coisa que me falam é que não conseguem correr nem 100 metros sem cansar e parar. E questionam como posso estar correndo distâncias de 10 ou 20 Km.

Outras vezes, ouço pedidos de dicas de treinos para começar a correr.

Ou seja, uma planilha de treino que possibilite uma pessoa sair do sedentarismo e começar a correr distâncias de 5 a 10 Km sem ter que ficar parando toda hora para descansar.



Pois bem, neste post vou compartilhar com vocês um treino  de 5 e 10 Km.
Trata-se de um treino de corrida para iniciantes, para aqueles que querem começar a correr mas não sabem como ainda.

Antes, gostaria de deixar claro que é muito importante consultar um médico (preferencialmente um cardiologista) e profissional da área de educação fisica, antes de iniciar qualquer prática de exercício.

Isto é sério. Não deixe de consultar antes de iniciar um treino de corrida. A boa notícia é que quase todo mundo pode se habilitar a correr seus primeiros 5K. Mesmo que isso pareça impossível para você hoje.

O corpo humano é uma máquina maravilhosa e extremamente versátil. Basta treiná-la e condicioná-la que ela consegue executar o esforço planejado. Em resumo: correr longas distância é uma questão de condicionamento físico e treino. Nada mais.

Mais informações -Revista Runners http://runnersworld.abril.com.br/materias/

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Treino tem começo, meio e fim


Pós Treino

Recuperação e crescimento muscular são processos que ocorrem 24 horas por dia e 7 dias por semana. O corpo irá lentamente quebrar as proteínas que você consome por um longo período de tempo. Não existe recuperação ou anabolismo instantâneo, independente de quantos nutrientes você ingere antes ou após o treino. Existem alguns suplementos como creatina e bcaas que podem acelerar o processo, mas no final a construção muscular leva tempo.
Agora você pode evitar muito estresse. Você não vai perder toda a sua massa muscular se não conseguir comer logo após o treino. Até mesmo perder uma refeição de vez em quando não vai anular todos os seus esforços no treino.
O corpo possuí muitos recursos. Se você perder uma refeição, o corpo simplesmente vai absorver e utilizar mais nutrientes na próxima refeição. Como eu mencionei anteriormente, recuperação e construção muscular não acontecem de uma hora para a outra, e sim 24 horas por dia e 7 dias na semana.

Leia mais: http://www.hipertrofia.org/blog/


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Barras de proteínas ajudam a emagrecer?

As barras de proteínas surgiram com a proposta de complementar a alimentação de quem malha."Barras ricas em proteínas são indicadas para praticantes de atividade física que necessitam aumentar o aporte protéico diário", explica a nutricionista Natália Dourado, consultora da Solo-Gi (SP).

Além de darem uma forcinha no crescimento da massa muscular, elas também podem enganar a gula, substituindo as barras de chocolate. Enquanto 25 g de chocolate ao leite tem, em média,  132 calorias e 4 g de gordura saturada, a mesma quantidade de uma barra de proteína convencional tem 99 calorias e 1,6 g de gordura. Mesmo assim, quem está de dieta não deve exagerar. "O excesso de barras de proteínaspode causar prejuízos renais e também aumento do percentual de gordura corporal, principalmente no caso de pessoas que não praticam atividade física", alerta a nutricionista.
Na hora de escolher sua barra de proteínas, fique de olho no rótulo, pois algumas podem conter aditivos e açúcar em excesso. Vegetarianos e veganos também devem tomar cuidado com a origem da proteína. Fica a dica!


quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de abril - Dia do Índio

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?


Origem da data 

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data 

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Caminhada tem impacto positivo contra depressão, diz pesquisa

Uma simples caminhada rápida nos arredores de casa pode ter um papel importante no combate à depressão, segundo pesquisadores de uma universidade na Escócia.
Estudos anteriores já haviam demonstrado que exercícios vigorosos aliviam os sintomas da depressão, mas o efeito de atividades menos árduas ainda não foi analisado em profundidade.
O novo estudo publicado na revista científica 'Mental Health and Physical Activity' afirma que 'caminhar é uma forma de intervenção efetiva contra a depressão' e tem resultados similares aos de formas mais vigorosas de exercício.
O estudo da Universidade de Stirling analisou dados de oito pesquisas com um total de 341 pacientes.
'A caminhada tem a vantagem de poder ser praticada pela maioria das pessoas, de implicar pouco ou nenhum custo, e de ser relativamente fácil de incorporar à rotina diária', dizem os autores.
Os pesquisadores admitem, no entanto, que mais pesquisas precisam ser feitas sobre o assunto. Ainda há questões sobre a duração, a velocidade e o local onde a caminhada deve ser realizada.
Ar livre
Uma em cada dez pessoas enfrenta depressão em algum momento da vida. Apesar de o problema poder ser tratado com medicamentos, a prática de exercícios é muitas vezes prescrita por médicos como tratamento contra formas mais brandas da doença.

Adrian Taylor, que estuda os efeitos dos exercícios contra a depressão, os vícios e o estresse, na Universidade de Exeter, disse à BBC que o ponto positivo da caminhada é que todo mundo já faz isso no dia-a-dia.
'Há benefícios contra problemas de saúde mental como a depressão', afirmou ele.

Ainda não se sabe exatamente como os exercícios ajudam no combate à depressão. Taylor diz que eles podem funcionar como uma distração dos problemas, dando uma sensação de controle e liberando hormônios do 'bom-humor'.
A ONG de saúde mental Mind diz que suas próprias pesquisas indicam que só o fato de passar tempo ao ar livre já ajuda pessoas com depressão.
'Para aproveitar ao máximo as atividades ao ar livre, é importante encontrar um tipo de exercício que você goste e que possa fazer regularmente. Tente coisas diferentes, como caminhar, andar de bicicleta, fazer jardinagem ou até nadar na natureza', aconselha Paul Farmer, presidente da ONG.
'Fazer exercícios junto a outras pessoas pode ter um impacto ainda maior, já que oferece uma oportunidade de reforçar laços sociais, conversar com outras pessoas sobre seus problemas ou simplesmente rir e aproveitar o tempo longe da família e do trabalho. Então, peça a um amigo para se juntar a você.'