terça-feira, 5 de julho de 2011

As regras do "Vale Tudo"!

O Vale Tudo é um desporto de pura competição que coloca frente a frente dois adversários que se enfrentam em busca do título de melhor lutador. Conheça quais as regras principais do Vale Tudo e seja um digno e honroso vencedor.
O Vale Tudo representa um estilo de luta muito particular, uma vez que agrega em si várias filosofias marciais, como a do Kickboxing, Muay Thai, Judo, entre outras. Trata-se de um desporto que reúne os melhores praticantes e executantes das várias modalidades e cada atleta tem a liberdade de utilizar todos os géneros e técnicas marciais, de modo a surpreender o seu adversário e a sair vencedor do respetivo confronto. No entanto, no Vale Tudo nem tudo é permitido e existem regras específicas para manter a integridade física dos praticantes. Das regras principais, destacam-se as seguintes:

A duração do combate

No Vale Tudo, cada combate tem a duração de três rounds e cada round dura cinco minutos. Contudo, o tempo de combate pode variar consoante a organização de uma competição ou existência de um título em jogo. É de realçar que qualquer período de paragem não é contabilizado como tempo de combate e, no final de cada round, existe um período de descanso de um minuto para que os atletas consigam recuperar o seu fôlego e forças.

As luvas de combate

Todos os praticantes devem utilizar luvas de boxe de 225 gramas e elas devem apresentar o seu formato original, para que todos combatam em igualdade de circunstâncias. A utilização de luvas de boxe impede a colocação dos dedos nos olhos e na cara do adversário, o que era uma prática comum no início da modalidade. Antes do início de cada prova, um membro da comissão de jogo inspeciona as luvas de cada jogador.

As proteções de um lutador

O Vale Tudo por si só é um desporto agressivo e se os lutadores não estiverem devidamente protegidos, o risco de sofrerem lesões é muito maior. Para que isso não se suceda, é obrigatória a utilização de luvas de boxe, protetores bucais e coquilhas. Opcionalmente, cada praticante pode utilizar protetores para as orelhas, ténis, caneleiras espumadas, joelheiras e cotoveleiras.

A atribuição da vitória

Num combate de Vale Tudo, a atribuição da vitória é feita da seguinte forma:

Quando se assiste a um KO. Esta situação de jogo acontece quando um lutador perde a consciência em virtude dos vários golpes que lhe foram desferidos.
Quando é atribuído um KO técnico. Um KO técnico acontece frequentemente num combate de Vale Tudo e pode ser imposto nas seguintes e respetivas condições:
Se um lutador estiver seriamente ferido ou debilitado e, consequentemente, incapacitado de continuar o combate;
Se o árbitro parar o duelo por um dos atletas estar em inferioridade física ou se tiver ferimentos visíveis muito graves;
Se o médico constatar que o lutador não está em condições para continuar a combater;
Se o treinador atirar a toalha branca para o ringue, o que significa o fim da luta ou que o lutador desmaiou e não tem condições para continuar.
Quando um adversário realiza uma chave. A realização de uma chave é uma das técnicas mais exigentes no Vale Tudo. No entanto, quando é realizada corretamente é muito difícil que um adversário se solte dela. Dessa forma, torcer um braço ou um pé do oponente pode fazer com que ele bata no tatame (chão) e desista do combate.
A atribuição da vitória por pontos. À semelhança do boxe, a pontuação fica a cargo de três juízes de pontos e o lutador que tiver mais pontos sagra-se vencedor do combate. O vencedor de cada round recebe sempre 10 pontos e o vencido 9,5. Por cada falta que seja praticada é descontado 0,5 pontos na pontuação geral de cada praticante.

As faltas principais

Existem faltas cometidas pelos lutadores que violam as regras do Vale Tudo. Das faltas mais importantes e que não devem ser realizadas, evidenciam-se as seguintes:

Não são autorizados golpes baixos intencionais;

Não é possível golpear as costas e a nuca dos adversários;

No decorrer de um combate, é proibido colocar o dedo em orifícios do oponente, como por exemplo numa ferida que se encontre aberta;

Não são permitidos golpes com o intuito de cegar os oponentes;

Não é permitido pontapear o adversário quando o mesmo se encontra no chão. Esta é uma falta que é assinalada em apenas algumas competições, como na Ultimate Fighting Championship (UFC);

Morder e puxar o cabelo do adversário é uma prática completamente proibida;

Caso a luta fique muito “enrolada” no chão, e isso acontece com muita frequência com os praticantes de Jiujutsu, o árbitro pode interromper o confronto e reiniciar o combate em pé. Ambos os lutadores devem obedecer porque a decisão do árbitro é soberana;

É proibido agarrar as luvas e os calções do adversário ou utilizar cremes no cabelo ou no corpo com o objetivo de dificultar a ação do oponente;

Não é permitido que um lutador agarre as cordas para ganhar qualquer tipo de vantagem sobre o seu rival;

As cabeçadas e cotoveladas são estritamente proibidas;

Atirar um jogador para fora do ringue é passível de desqualificação.

Fonte:Lutasartesmarciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário