segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Os Excessos e Cuidados ao Fim de Ano.

No fim do ano, as festas e reuniões entre amigos costumam ser mais frequentes. Fica quase impossível fugir do churrasco e, principalmente, de algumas bebidas alcoólicas.

Para quem faz exercícios regularmente, há cuidados a serem tomados no momento de malhar. "Exercícios físicos não compensam o consumo em excesso de álcool", lembra o personal Péricles Thadeu Machado, da academia Physio Atletic.

É comum o aluno chegar, em uma segunda-feira, e querer forçar mais para perder o que consumiu no fim de semana. Mas o correto é descansar e não fazer mais que exercícios aeróbicos leves. É o que indicam os educadores físicos aos alunos que abusam do consumo de bebida e comida e vão para academia no dia seguinte.

"Há um mito de que o álcool melhora o rendimento físico, mas isso não é verdade, além de variar de organismo para organismo, o consumo na maioria das vezes causa desidratação e reduz a capacidade do aluno", indica o personal da Academia RT, Marcus Palucci.

Existe uma quantidade reduzida de bebida alcoólica que, consumida, não interfere na prática de exercício físico. Mas, apenas, por que o álcool não chega a influenciar no metabolismo e o corpo absorve apenas os nutrientes de bebidas, como a cerveja ou o vinho, por exemplo.

"A grande verdade é que quem planeja fazer exercício de alto rendimento deve evitar o consumo de álcool. Apenas uma minoria com condições físicas excelentes é capaz de unir bebida e suor de uma forma que não haja prejuízo ao corpo", ratifica Machado.

Intervalo

Os especialistas indicam um intervalo de 36 a 48 horas entre o consumo de álcool e a prática física. "O que acontece, principalmente na segunda-feira, é que a pessoa chega à academia disposta a perder tudo o que consumiu no final de semana", lembra Palucci.

Para Machado, o aluno deve se concentrar em exercícios leves e aeróbicos. "É melhor fazer uma caminhada ou pedalar na bicicleta para não forçar muito".

Outro exemplo da debilitação que a bebida causa no funcionamento do metabolismo é o fato de não ser indicada a prática por mais de meia hora, de qualquer exercício.

OMS estabelece a dosagem ideal

Se bebida e exercícios físicos não são o par perfeito, algumas pesquisas apontam que há uma espécie de medida certa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera bebedores moderados os homens que ingerem até 21 unidades de álcool por semana e mulheres que ingerem até 14 unidades.

Cada unidade de álcool equivale a cerca de 10 a 12g de álcool puro. Ou seja, o homem pode tomar até 2 latas de cerveja ao longo do dia e a mulher apenas uma lata. Qualquer quantidade acima disso, é considerada prejudicial para o organismo.

Treinamento após um dia de churrasco

Quando o consumo de comida é exagerado, o principal segredo para conseguir manter o ritmo do treinamento físico é saber os limites do corpo que, geralmente, não está acostumado a armazenar comida em excesso, o que cria uma sobrecarga.

O conselho neste caso é manter o treinamento anterior ao churrasco do fim de semana e nunca aumentar. "Você já está forçando só pelo fato de estar mais pesado", diz o personal Marcus Palucci.

Fonte:
http://www.assessocor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário