quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dia do Nutricionista.


Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem. E seu profissional é o nutricionista, responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.
O Dia do Nutricionista – 31 de agosto - é comemorado nessa data, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas.
O Nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade. Ele utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida.
O profissional de Nutrição é responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, bem como acompanhar o regime alimentar de atletas.
O nutricionista pode atuar em diversas áreas e setores. No setor administrativo de uma empresa, indústria, hospital, hotel ou escola, o profissional gerencia a produção de alimentos. Na área de catering, pode elaborar cardápios para companhias aéreas e emissoras de televisão.
Se optar por nutrição clínica, o profissional avalia o estado nutricional dos pacientes em ambulatórios, consultórios e hospitais e prescreve dietas de acordo com a enfermidade constatada.
O profissional pode desenvolver receitas e novos produtos alimentícios, promover degustações e organizar cozinhas experimentais. Na área de saúde pública, atua no planejamento de programas de merenda escolar e alimentação, em creches e postos de saúde.
Se optar por nutrição esportiva, o nutricionista pode trabalhar em clubes, academias, confederações ou por conta própria. Nesse caso, o profissional planeja cardápios e dietas adequadas às atividades físicas desempenhadas pelos atletas.

PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

Seguindo orientações de nutricionistas, aqui vão algumas dicas para uma alimentação saudável:
- Coma abundantemente cereais, frutas e vegetais. Esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais para o organismo, não devendo faltar na sua alimentação diária.
- Mantenha um peso saudável. O excesso de gordura no corpo aumenta os riscos para hipertensão arterial, doenças do coração, enfarte, diabetes e outras doenças. Por outro lado, a perda de peso também acarreta riscos à saúde como o aparecimento de osteoporose, e irregularidades menstruais (no caso das mulheres).
 - Coma regularmente. Pular refeições pode levar a um descontrole da fome, podendo resultar numa indigestão. Procure fazer de quatro a seis refeições em intervalos de três em três horas. - Reduza certos alimentos, não os elimine completamente. Se os seus alimentos preferidos são ricos em gordura, sal ou açúcar, não exagere na quantidade de sua ingestão.
 - O que fica e o que sai do cardápio. Prefira sempre os alimentos grelhados, assados e cozidos e evite as frituras. Evite também enlatados, doces e refrigerantes.
 - Consuma alimentos ricos em fibras. Os cereais, legumes e hortaliças são ricos em fibras essenciais para o organismo.
 - Beba bastante líquido diariamente. O corpo humano precisa de, no mínimo, 2 litros de água todos os dias, que devem ser ingeridos, preferencialmente, no intervalo das refeições.
-Faça exercícios diariamente. De uma simples caminhada a uma bateria de exercícios diversos, aumenta a auto-estima, concentração, circulação, diminui o estresse, reduz a depressão e melhora o sono.
 


A Nutricenter deseja um ótimo dia do Nutricionista para todos estes profissionais, especialemente nossos amigos e parceiros que nos auxiliam tanto no dia-a-dia.

Fontes:VelhosAmigos

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia Nacional de Combate ao Fumo, Acabe Com Este Vício.


O tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em consequência do cigarro.
Os males causados pelo hábito de fumar incluem desde problemas para praticar esportes até doenças graves como câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica, e doença cérebro-vascular. Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem.
 
Dia Nacional de Combate ao Fumo
Mesmo assim, o consumo tem se mantido estável. Isto porque o cigarro causa dependência química, o que torna difícil para o fumante abandonar o hábito. No cigarro, assim como em todos os outros derivados do tabaco, a nicotina faz o papel de vilã.Esta droga é uma substância psicoativa, ou seja, produz sensação de prazer, o que pode induzir o abuso e a dependência. Com o tempo, o fumante necessita de cada vez mais doses da substância para proporcionar aquela sensação inicial de prazer.O aumento no consumo agrava a dependência, o que aumenta as possibilidades de se contrair doenças debilitantes, que podem levar à invalidez e à morte.Mas parar de fumar não é impossível. Confira aqui as dicas do Ministério da Saúde para se livrar deste vício e levar uma vida muito mais saudável!

Parada Imediata

Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção, porém é uma das mais dificeis de se por em prática.

Parada Gradual

Você pode utilizar este método de duas formas:
Reduza o número de cigarros: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.
no segundo - 25
no terceiro - 20
no quarto - 15
no quinto - 10
no sexto - 5
O sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.
 
Retardando a hora do primeiro cigarro: No primeiro dia você começa a fumar às 9 horas
no segundo às 11 horas
no terceiro às 13 horas
no quarto às 15 horas
no quinto às 17 horas
no sexto às 19 horas
no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarro
A estratégia gradual não deve gastar mais de duas semanas para ser colocada em prática, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data-alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante.Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa.Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, etc) fazem mal à saúde.Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure orientação médica. Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar.
Fonte: PortalSãoFrancisco

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Estrias, Descubra Mais Sobre Este Problema.



O que são?


A pele apresenta três camadas, sendo a derme a camada intermediária. Na derme nós produzimos colágeno e elastina que são responsáveis pela sustentação e elasticidade da pele. As estrias aparecem quando há ruptura das fibras de colágeno e elastina da pele que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais.
As estrias são lesões lineares como uma espécie de cicatriz, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdome (gravidez) e dorso do tronco (homens), podendo ocorrer também nas pregas axilares (doenças endócrinas). Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa.

 Quais as causas?
Existem vários fatores envolvidos no aparecimento das estrias, como fatores hormonais e predisposição genética, crescimento acelerado, ganho de peso e efeito "sanfona" e medicamentos.
É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e da elevada produção de estrógeno e progesterona. O crescimento muito rápido que ocorre nesta fase não permite que a pele se adapte ao novo contorno do corpo, fazendo com que as fibras de sustentação da pele se rompam. É o que ocorre também na gravidez. Gestantes que engordam mais quilos do que os recomendados pelos médicos podem ter estrias, sendo muito importante também a predisposição genética.
A responsabilidade pelas estrias pode ser também atribuída ao fenômeno do "engorda-emagrece", em busca da linha perfeita com dietas restritas alternadas por sessões de abusos alimentares. O que ocorre nestas situações é que ao engordar a pessoa acumula gorduras nas zonas críticas - nádegas, coxas, seios, ventre - fazendo com que as fibras de colágeno e elastina se estiquem, rompendo-se eventualmente. Quando se dá o emagrecimento, a pele já está irremediavelmente lesionada, perdendo firmeza e ficando as estrias ainda mais evidentes.
A atividade física também pode causar estrias, sobretudo os exercícios de impacto, como saltar. No caso das mulheres, estes movimentos são particularmente danosos para os seios, que devem ser protegidos por um sutiã próprio.

Nos homens, a musculação causa a hipertrofia dos músculos, podendo fazer com que a pele se estique além da sua capacidade elástica, surgindo estrias posteriormente. A vida sedentária também pode facilitar o aparecimento de estrias, pois a atividade física estimula a circulação sanguínea, que dá vida à pele.
O uso prolongado e em altas doses de corticosteróides pode levar à formação de estrias largas e violáceas como efeito colateral. Pomadas contendo corticosteróides potentes em áreas de pele fina, como virilhas e axilas, podem levar ao surgimento deste tipo de estrias

Tratamento:

As estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. O tratamento visa melhorar o aspecto estético estimulando a formação de tecido colágeno nas lesões. Para isso se propõem várias técnicas, entre elas: uso de ácidos, peelings, subcisão, dermoabrasão, microdermoabrasão, intradermoterapia e microcorrente galvânica. Estes são procedimentos médicos e apenas os médicos devem realizá-los, indicando o que for melhor de acordo com cada caso. As estrias iniciais respondem melhor ao tratamento, portanto quanto mais rápido for instituído o tratamento, melhor o resultado.

Como evitar?


Como visto, não existe um tratamento que devolva a aparência anterior da pele, portanto mais importante que tratar, é prevenir.
O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande..
A hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes é fundamental, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Existem inúmeros marcas de hidratante no mercado, no caso de mulheres grávidas é sempre bom pedir a opinião de seu médico antes de escolher uma delas, pois alguns produtos podem trazer em sua formulação componentes contra-indicados para gestantes. Óleos de amêndoa ou de sementes de uva também podem ser adotados como hidratantes naturais, podendo ser usados durante o banho. Basta espalhar o óleo pelo corpo, dar uma rápida enxaguada e secar delicadamente. A ingestão diária de líquidos é muito importante, deve-se beber pelo menos 8 copos de água por dia (2 litros).
Como as estrias estão associadas ao ganho rápido de peso, uma dieta saudável e balanceada evitando o consumo de doces e gorduras, evita o efeito sanfona. Alimentos que contenham vitaminas A, C e E ajudam na formação do colágeno.
Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir às estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco. A gestante deve pedir aconselhamento ao seu obstetra para uma dieta saudável e equilibrada.
Em conjunto com a alimentação a prática constante de exercícios físicos é muito importante, pois contribui para manter o peso sob controle e melhora a qualidade da pele por ativarem a circulação do sangue. Antes da realização de exercícios procure orientação de um especialista, para elaboração de um programa de exercícios físicos de maneira correta, sem excessos que possam contribuir com a saúde e com a estética corporal.
Fontes:BoaSaúdeUol

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Descubra os Alimentos que Ajudam a Combater a Celulite.

Cansada de usar calças compridas em pleno verão para esconder os indesejados furinhos? Não quer gastar rios de dinheiro em massagens e tratamentos caros? Então, aposte em uma alimentação saudável e na prática de exercícios físicos. A celulite, terror de quase 100% das mulheres, pode ser minimizada com a ajuda de alguns alimentos.
Água e chás são muito importantes na luta contra os furinhos, com ação desintoxicante, aceleram o metabolismo e ainda queimam gordura. Na hora do almoço, o grande amigo da mulher é o arroz integral, que contém fibras, vitaminas B e minerais, favorecendo assim o funcionamento do intestino. Azeite de oliva, por sua ação antiinflamatória, deve estar na dieta. Funciona muito bem como tempero para as folhas verde-escuras, que melhoram a circulação.
A aveia também ajuda a evitar a celulite. Rica em silício, o alimento reorganiza as fibras de sustentação da pele. Já a castanha-do-pará é recomendada para evitar o envelhecimento das células. Que tal misturar os dois alimentos com a maçã? A fruta neutraliza toxinas, favorecendo o desaparecimento dos furinhos.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Programação do UFC Rio!

O UFC Rio promete sacudir a Cidade Maravilhosa no dia 27 de agosto, mas a programação da edição histórica do evento entrará em ação bem antens. A partir de segunda-feira (22), o campeão peso pena, José Aldo, e Vitor Belfort estarão distribuindo autógrafos em shoppings no Rio de Janeiro. E até sábado (27), dia do UFC Rio, o evento preparou várias atrações que prometem parar a Cidade Maravilhosa. Nomes como Lyoto Machida, José Aldo e Junior Cigano estarão presentes na terça-feira (23), em um evento no morro do Cantagalo, o “UFC na comunidade”.

Os treinos abertos a imprensa prometem atrair uma multidão a praia de Copacabana, na quarta-feira (24), enquanto que na quinta-feira (25), a coletiva de imprensa será o centro das atenções no Copacabana Palace, além das aulas de surfe que os atletas do UFC terão com os locais da praia do Arpoador, que prometem ser no mínimo engraçadas. Na véspera do evento, acontece a tradicional pesagem dos atletas e, finalmente no sábado (27), os fãs estarão mais do que aquecidos para prestigiar o UFC Rio, que acontecerá na arena do HSBC, no Rio de Janeiro. Confira abaixo a programação completa do UFC Rio.

Segunda-feira, 22 de agosto

18h00 – 19h30: Sessão de autógrafos com José Aldo (Lojas Americanas, Barrashopping, Av. das Américas, 4.666 - Loja C / Piso Américas).

19h – 20h30: Sessão de autógrafos com Vitor Belfort (Centauro, Norte Shopping, Av. Dom Hélder Camara, 5474 / Cachambi / segundo piso - loja 3806).

Terça-feira, 23 de agosto

14h30 – 16h30: UFC na Comunidade / Evento UPP com presença de José Aldo, Junior Cigano e Lyoto Machida (Academia Nobre Arte na Comunidade Cantagalo, Rua Alberto de Campos, 12, Ipanema).

19h – 20h30: Sessão de autógrafos com Vitor Belfort (Centauro, Shopping Leblon, Av. Afrânio de Melo Franco, 290, piso 1 loja 107A).

Quarta-feira, 24 de agosto

12h30-13h: Chegada da Imprensa para o UFC Rio Open Workouts (Treinos abertos a imprensa credenciada)

13h – 14h30: Open Workouts (Treinos Abertos) com Anderson Silva, Yushin Okami, Forrest Griffin,  Brendan Schaub, Maurício Shogun e Rodrigo Minotauro (Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace).                       

Quinta-feira, 25 de agosto

11h30 – 14h: UFC Rio Coletiva de imprensa pré-luta (Crystal Room - Copacabana Palace Hotel, Av. Atlântica 1702, Copacabana, Rio de Janeiro)

11h30 – 13h: Chegada da imprensa e entrega de credenciais (Copacabana Palace Hotel)

13h – 14h: Coletiva de Imprensa seguida de sessão de fotos com Dana White, Anderson Silva, Yushin Okami, Mauricio Shogun, Forrest Griffin, Rodrigo Minotauro e Brendan Schaub. (Copacabana Palace Hotel).

15h30 – 17h30: Aula de Surfe com os atletas do UFC (Praia do Arpoador, Posto 7). Os lutadores do UFC JoseAldo, Royce Gracie, Lyoto Machida e Júnior Cigano irão se juntar às Ring Girls Arianny Celeste e Chandella  Powell para uma aula de surfe com surfistas locais.

Sexta-feira, 5 de agosto

14h30 – 15h30: Sessão de perguntas e respostas com Royce Gracie, José Aldo, Lyoto Machida, e Júnior Cigano, moderado por Vitor Belfort

16h: Pesagem do UFC Rio

Sábado, 27 de agosto

UFC RIO – HSBC Arena
17h: Abertura dos portões
19h: Card preliminar:
Spencer Fisher (EUA) x Thiago Tavares (BRA)
David Mitchell (EUA) x Paulo Thiago (BRA)
Erick Silva (BRA) x Mike Swick (EUA)
Dan Miller (EUA) x Rousimar Palhares (BRA)
Felipe Arantes (BRA) x Yuri Alcantara (BRA)
Yves Jabouin (CAN) x Ian Loveland (EUA)
Raphael Assuncao (BRA) x. Johnny Eduardo (BRA
21h: Ao vivo - Spike TV
22h: Previsão de início do card principal:
Anderson Silva (BRA) x Yushin Okami (JAP)
Forrest Griffin (EUA) x Mauricio Shogun Rua (BRA)
Antonio Rodrigo Nogueira (BRA) x Brendan Schaub (EUA)
Edson Barboza (BRA) x Ross Pearson (ING)
Luiz Cane (BRA) x Stanislav Nedkov (BUL)
01h: Encerramento lutas UFC RIO
01h30: Coletiva de imprensa pós-lutas

Fontes:Tatame e IgSport

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O que é Necessário para Ganhar Massa Muscular?

Muita gente sabe da ponta da língua o que tem que fazer para conseguir alcançar o seu objetivo, mas porque não consegue ? Genética ? Falta de Dinheiro ? Não!!! Existem certas coisas que todo mundo deve, por obrigação, ter em seu caráter para conquistar um físico superior.
Todos sabemos que para ficar grande é necessário comer adequadamente, treinar com intensidade e descansar o suficiente para o corpo se recuperar. Se todo mundo sabe o que tem que fazer para ficar grande, porque tem tanta gente que não consegue chegar lá ? Já parou para pensar nisso ? Aqui vão 2 coisas que julgamos ser as mais importantes:

- Paciência

Muita gente desiste por não ter paciência, são pessoas que ainda tem a fantasia de que modificar o corpo é algo a curto prazo. Esqueça essa história de querer emagrecer ou ganhar massa muscular dentro de 2 meses.
A época de carnaval é a mais engraçada de todas, tem gente querendo modificar o corpo em menos de 3 semanas para ficar bem no feriadão. Você deveria ter se preocupado com isso a pelo menos 1ou 2 carnavais atrás.
Os resultados mais concretos vêm através de anos treinando intensamente(sem interrupções), comendo e descansando bem. Quanto mais rápido você aceitar isso, menos decepções você terá.

- Determinação

 A determinação é a base do fisiculturismo. Quem vence são aquelas pessoas que independente das adversidades, problemas da vida pessoal e profissional, estão sempre treinando firme e forte.
Se por algum motivo você não pode treinar, se alimentar ou descansar direito, não coloque a culpa nos outros, pois a vida não é fácil para ninguém. Se você tem um objetivo dê um jeito e consiga, se fracassar tente de novo.
Vencedor é aquele que vence ou está tentando vencer. Para o perdedor só restam as desculpas…

Conclusão

Tudo o que vale a pena na vida requer determinação e paciência, do contrário não teria graça nenhuma, não concorda ? Já imaginou um mundo onde todo mundo fosse gigante ? Teria alguma graça ser igual a todo mundo ?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Saiba Tudo Sobre: Pró Hormonais.

Os pró-hormonais são substâncias que estimulam as glândulas de seu organismo a secretarem uma quantidade maior de hormônios; Para cada hormônio existe um pro-hormonal diferente.
Existem uma grande variedade de produtos e cada um destes possuem uma função diferente desde regular o sono até aumentar o desempenho físico do atleta.
ATENÇÃO: A diferença entre um "pró-hormonal" e um "esteróide anabólico androgênico" é que o primeiro pode ter sua produção aumentada até o limite de seu organismo, ou seja, há um limite que não pode ser ultrapassado. Já os "esteróides anabólicos androgênicos" (hormônios em si) em geral são administrados em doses cavalares, o que pode vir a ser prejudicial á saúde do indivíduo. Nesses casos corre-se o risco de a dosagem ser muito superior à capacidade de recepção do organismo e, portanto, o efeito androgênico (efeitos colaterais) será muito mais agúdo. Como por exemplo a ginecomastia (acumulo de gordura nos mamilos do homem).

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Carboidatro Alto, Moderado ou Baixo Para Obter a Melhor Definição Muscular?

Aprenda como a combinação dessas três opções pode lhe ajudar a perder gordura corporal preservando massa magra! 
Reduzir a gordura corporal sem sacrificar a massa magra é o desejo de muitos, mas alcançado por poucos. É muito comum alguém obter grandes ganhos de massa magra e ver esses ganhos desaparecerem no momento de realizar uma dieta visando definição muscular. Como sempre afirmamos, não existe “receita de bolo”, pois a individualidade biológica deve sempre ser respeitada. Algumas pessoas conseguem perder gordura corporal facilmente, enquanto outras aumentam a massa muscular sem dificuldades, e por aí vai.
Neste artigo iremos apresentar uma estratégia que vem funcionando há anos com atletas de bodybuilding de alto nível e pessoas que levam seu treinamento a sério. Este método tem por objetivo reduzir ao máximo a gordura corporal, mantendo a massa magra e preservando a capacidade de treinamento. Não é uma técnica apropriada para iniciantes, mas sim para aqueles com o treinamento devidamente ajustado e acompanhado por profissionais competentes.
É fato que uma baixa ingestão de carboidrato associada com uma adequada ingestão protéica e lipídica, auxilia consideravelmente a redução de gordura corporal. No entanto, esta prática quando realizado ao longo de alguns dias, promove fadiga em excesso (reduzindo a eficiência dos treinamentos), irritabilidade, dificuldade de concentração, além de perda de massa magra. Um outro grande problema quando se mantém constantemente o carboidrato baixo é a redução do metabolismo basal, o que proporciona uma queda na taxa de queima de gordura.
Por outro lado, se mantivermos o carboidrato mais elevado, teremos grande energia para treinar, sensação de bem-estar, mas em compensação, a redução da gordura corporal seria prejudicada (salvo aqueles indivíduos com metabolismo privilegiado).
Nos restaria, portanto duas opções: uma ingestão moderada de carboidratos ou a realização de “ciclos” nos quais varia-se a quantidade de carboidrato diariamente na dieta.
Costumo trabalhar com três dietas diferentes ao longo da semana. Primeiro, estipulo o valor calórico a ser consumido e divido as calorias da seguinte forma: uma ingestão relativamente elevada de carboidratos (50%), moderada de proteínas (35%) e baixa de gorduras (15%); uma ingestão moderada de carboidratos (20%), alta de proteínas (55%) e moderada de gorduras (25%); e uma ingestão baixa de carboidratos (10%), alta de proteínas (55%) e alta de gorduras (35%). Vale lembrar que esta estratégia tem por objetivo uma melhora estética. Logicamente quando se objetiva melhora da performance, principalmente em atividades de endurance, esta proposta torna-se totalmente inviável, pois a ingestão de carboidrato entre 55 e 65% das calorias totais seria necessária.
Agora resta distribuir essas três diferentes dietas ao longo da semana. Como fazemos isso? De acordo com a intensidade do treinamento! Prefiro estabelecer dois dias para o carboidrato alto, normalmente nos dois dias de treinamento mais intensos, como pernas e dorsais. Três dias de carboidrato moderado para os demais dias de treinamento e outros dois dias de carboidrato baixo para os dias de descanso ou nos dias em que se realiza apenas atividade aeróbica.
Portanto, para o sucesso de um programa como este, a interação entre treinador e nutricionista deve ser perfeita. Lembrando que a dieta deve garantir condições para que o indivíduo realize seus treinamentos na devida intensidade.
Nos dias de carboidrato moderado e baixo, uma sugestão seria distribuir a quantidade de carboidratos desses dias em três refeições: refeição #1 (desjejum), refeição pré e refeição pós-treino. Também nesses dias, vale ressaltar que a ingestão lipídica deve provir na maior parte de fontes mono e poliinsaturadas.
Em paralelo ao ajuste dos macronutrientes, como exposto acima, precisa-se ter atenção quanto à ingestão de vitaminas, sais minerais, fibras, água, além da correta suplementação. Dentre os diversos suplementos que podem ser utilizados neste período, os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) merecem uma atenção especial. Além de ser uma ótima opção nos momentos pré e pós treino, em alguns casos seu uso parece ser interessante também no desjejum, logo antes de dormir e durante os treinos.
Deste modo, mais uma vez observamos a necessidade do acompanhamento com um nutricionista esportivo associado ao treinador para garantia de resultados satisfatórios.

Nutricionista Rodolfo Peres

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Saiba Tudo Sobre Packs.

 

Indicação.
Os packs tem diversas funções e são combinações dos mais variados tipos de suplementos. Para saber ser o pack é exatamente o que você quer, avalie cada componente dele e suas funções para entender os efeitos do pack todo para o corpo. É importante ficar atento à formulação do pack, todos os itens devem vir especificados na embalagem.

Geralmente eles tem proteínas, aminoácidos, carboidratos e vitaminas associados ao metabolismo muscular.



Uso para prática de atividades esportivas.

Os packs geralmente são combinações de proteínas, carboidratos e vitaminas para aqueles que desejam aumentar a massa muscular com treinamento de hipertrofia com pesos. Sua função seria fornecer proteínas para a formação de musculatura, carboidratos para fornecer energia, evitando que proteínas sejam desviadas para essa função e vitaminas e minerais que são necessários para o bom funcionamento e hipertofia muscular. Por não serem individualizados, não vão ter o mesmo resultado para cada pessoa.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Batata Doce – O Carboidrato do Atleta.

Sem dúvida, a batata doce é um dos alimentos fonte de carboidratos prediletos dos praticantes de musculação, especialmente, dos culturistas. Está sempre presente no cardápio da maioria dos campeões, principalmente na fase mais específica da preparação, a pre-contest. Particularmente, tenho utilizado com grande freqüência este tubérculo na dieta dos atletas sob minha supervisão, e os resultados são sempre muito expressivos.

A batata doce (Ipomoea batatas) é a raiz de uma planta rasteira, nativa do continente americano, que cresce sem exigir cuidados especiais para o cultivo. Embora seja menos consumida que a batata inglesa, ela é muito apreciada no norte e nordeste do Brasil. Com toda a probabilidade é a América Central a terra de origem da batata-doce, que pertence à família das Convolvuláceas.

É cultivada em 111 países, sendo que aproximadamente 90% da produção é obtida na Ásia, apenas 5% na África e 5% no restante do mundo. Apenas 2% da produção está em países industrializados como os Estados Unidos e Japão. A China é o país que mais produz, com 100 milhões de toneladas. Pode ser cultivada em locais de climas diversos, como o das Cordilheiras dos Andes; em regiões de clima tropical, como o da Amazônia; temperado, como no do Rio Grande do Sul e até desértico, como o da costa do Pacífico.
Além de constituir alimento humano de bom conteúdo nutricional, principalmente como fonte energética, a batata-doce tem grande importância na alimentação animal e na produção industrial de farinha, amido e álcool. É considerada uma cultura rústica, pois apresenta grande resistência a pragas, pouca resposta à aplicação de fertilizantes, e cresce em solos pobres e degradados. Em termos de volume de produção mundial, a cultura ocupa o sétimo lugar, mas é a décima quinta em valor da produção, o que indica ser universalmente uma cultura de baixo custo de produção.
No Brasil, há quatro tipos de batata doce, que são classificados de acordo com a cor da polpa: batata-branca, também conhecida como angola ou terra-nova, que tem a polpa bem seca e não muito doce; batata-amarela, parecida com a anterior, mas de sabor mais doce; batata-roxa, com casca e polpa dessa cor, é a mais apreciada por seu sabor e aroma agradáveis, sendo ótima para o preparo de doces; e, batata-doce-avermelhada, conhecida no nordeste do Brasil como coração-magoado, tem casca parda e polpa amarela com veios roxos ou avermelhados.
O grande sucesso da batata doce em uma dieta é devido em grande parte a seu índice glicêmico. Este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sangüíneos de glicose, sendo que quanto mais baixo, melhor (exceto em algumas situações específicas, tal como imediatamente após um treinamento). Em relação à glicose, o índice glicêmico da batata doce é 44, o que pode ser considerado baixo comparando-se com o arroz branco (64) ou com o pão branco (71). Isto a torna ideal para ser consumida como fonte de carboidratos durante o dia, e principalmente, entre 1 e 2 horas antes de uma sessão de treinamento com pesos.
Além do índice glicêmico favorável, esse alimento possui alta taxa de vitamina A (sobre tudo a amarela e a roxa), vitaminas do complexo B e alguns sais minerais, como cálcio, ferro, potássio, fósforo e um pouco de vitamina C. Suas folhas também são bem nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha.
Muitas pessoas ainda confundem a batata doce com a inglesa, crendo que os valores nutricionais são semelhantes. Apesar de haver entre os dois tubérculos uma perfeita concordância no que diz respeito ao teor em substâncias nutritivas, calorias e água, existe grande diferença quanto ao índice glicêmico (a batata inglesa possui um IG muito maior). As batatas-doces também são mais ricas em ferro e possuem 5 vezes mais cálcio. Isto tem uma importância especial para cobrir determinadas necessidades dietéticas. Outro caso é o teor em vitaminas. A batata-doce é muitíssimo mais rica em vitamina A do que a batata inglesa, tendo um alto valor dietético nas doenças causadas por avitaminose A, além de possuir mais fibras.
No período pre-contest, qualquer erro pode significar o insucesso do atleta, portanto a dieta deve ser precisa como um relógio suíço. Procuramos trabalhar com a menor variedade de alimentos possível, visto que dessa forma os eventuais ajustes podem ser realizados com maior facilidade. Dentre esta pequena variedade, preferimos sempre a batata doce como principal fonte de carboidratos da dieta e com o peito de frango como principal fonte protéica. Além de não ser necessária a inclusão de qualquer tempero durante o preparo (que necessita apenas de água fervendo e nenhuma habilidade do cozinheiro), é fácil ajustar as quantidades a serem consumidas. Abatata-doce fornece em média para cada cem gramas: 116 calorias, 1,16 gramas de proteínas, 30,10 gramas de carboidratos e 0,32 gramas de lipídios.
Vale ressaltar que a inclusão da batata doce na dieta do praticante de atividade física ou atleta em quantidades apropriadas, assim como de qualquer outro alimento, depende de uma enormidade de fatores, que só o profissional habilitado pode avaliar. A dieta deve possuir o adequado equilíbrio entre os nutrientes, pois de nada adianta utilizarmos uma ótima fonte de carboidratos, se os demais nutrientes da dieta não estiverem presentes com a mesma harmonia. Consulte sempre seu nutricionista!

Nutricionista Rodolfo Peres

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Saiba Tudo Sobre Hipercalóricos.

Os Hipercalóricos tem em sua composição, uma combinação de carboidratos de alto índice glicêmico, proteínas de alto valor biológico, aminoácidos, vitaminas e minerais dentre outros nutrientes, além de algumas marcas possuírem Omega-6 e Omega-3 que são ácidos graxos poliinsaturados, gorduras essenciais para a nossa saúde e que devem estar presente em nossa dieta.

Indicado para indivíduos que estão iniciando agora na musculação e estão abaixo do seu peso, também para outros esportistas que gastam muitas calorias durante seus treinos e praticantes de algum tipo de arte marcial, usam os hipercalóricos como energizantes.


Ectomorfos que na maioria se caracterizam por baixo peso e dificuldades de ganhar massa muscular, devido ao seu metabolismo ser muito rápido e a queima de calorias ser mais intensa, também tem encontrado nos hipercalóricos um auxilio para hipertrofia.
Após o individuo atingir o peso ideal, o mais indicado é ele substituir os hipercalóricos pois possui alto índice glicêmico, que em excesso, pode causar o acúmulo de gordura.
Passe aqui na Nutricenter, possuímos Hipercalóricos de várias marcas para você!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Saiba Tudo Sobre Glutamina

 Glutamina é o mais abundante aminoácido de forma livre encontrado no tecido muscular. Além de atuar como nutriente (energético) às células imunológicas, a Glutamina apresenta importante função anabólica promovendo o aumento de massa muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula a síntese protéica. Como outros aminoácidos, a Glutamina desempenha um papel vital no metabolismo da proteína e na recuperação muscular. A Glutamina não é somente utilizada pelo tecido muscular, mas também em grande quantidade pelo sistema imunológico e também pelo sistema digestivo. Durante períodod de treinamento intenso, os níveis desde aminoácidos podem declinar o nosso corpo não é capaz de produzi-lo suficientemente. Isto pode resultar no esgotamento dos níveis de Glutamina em nossos músculos e desta maneira causar avaria no músculo/tecido e na imunidade. Por outro lado, o uso da Glutamina como agente farmacológico em terapia nutricional tem sido abordado intensamente na literatura recente.
Aqui na Nutricenter nós temos Glutaminas, passe confira e receba um atendimento personalizado!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Saiba Tudo Sobre Creatina.

Creatina é uma substância produzida pelo corpo, fabricada a partir de três Aminoácidos: Glicina, Arginina e Metionina.
O fígado é o principal órgão capaz de sintetizar a creatina, seguido por rins e pâncreas.
É obtida pela alimentação, através da ingestão de carne vermelha e peixes, além de outros alimentos (em menor quantidade).
Também pode ser obtida pela suplementação, principalmente para a prática de atividades físicas.
Cerca de 95% da creatina no corpo é armazenada no músculo esquelético, enquanto o restante fica no coração, no músculo liso, no cérebro e nos testículos.
Portanto é um produto destinado a complementar os estoques endógenos de creatina.
Ela exerce um papel importante na contração muscular, servindo como uma reserva de energia que será utilizada em atividades físicas de curta duração, alta intensidade e com curtos períodos de recuperação.
Dentre os efeitos da suplementação, está o aumento de reservas musculares de creatina, aumento d volume muscular e aumento da resistência à fadiga muscular.
Para melhorar o uso da creatina pelo músculo, aconselha-se a ingestão dessa substância junto com algum tipo de carboidrato, de alto índice glicêmico, como por exemplo, a Dextrose.
A Nutricenter esta com uma promoção fantástica para você que se interessou pela Creatina, 
Creatina importada (creapure) 300g-Prolab por apenas R$59,00 aproveitem temos poucas unidades.