No dia 29 de agosto se comemora o “Dia Nacional de Combate ao Fumo”. Campanhas em todo o país são realizadas para que as pessoas valorizem a saúde e parem de fumar. Mas, o que será que acontece quando alguém para de fumar? Será que nosso corpo começa a reagir rapidamente contra os efeitos causados pelo cigarro?
De fato algumas melhoras são percebidas em questões de minutos, porém os principais benefícios ocorrem em longo prazo. Confira agora as principais mudanças que ocorrem com o passar do tempo no corpo de quem deixa o cigarro:
- 20 minutos: a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
- 2 horas: níveis de nicotina no sangue voltam à zero;
- 8 horas: níveis de oxigênio na circulação sanguínea é restabelecido;
- 24 horas: já podem ser percebidas melhorias na respiração;
- 48 horas: olfato e paladar retornam ao normal;
- 72 horas: 90% das substâncias tóxicas são eliminadas pela urina. O nível de abstinência chega ao seu auge. Pode ocorrer estresse;
- 3 a 4 semanas: irritabilidade some. Respiração fica muito mais fácil e a circulação sanguínea se torna bem melhor;
- 9 meses: capacidade pulmonar aumenta 10%;
- 1 ano: riscos de ataque cardíaco caem pela metade;
- 5 a 10 anos: risco de ataque cardíaco e câncer no pâncreas são iguais ao de uma pessoa que nunca fumou. O risco de câncer de pulmão cai pela metade;
- 13 anos: risco de perder os dentes é zerado.
Parar de fumar pode ser visto como um investimento. O ex-fumante começa a perceber os resultados em pouco tempo, e estes continuam se estendendo com o passar dos anos, como a queda drástica no risco de doenças cancerosas e ataque cardíaco.
A verdade é que deixar de fumar vale muito a pena, e toda a ansiedade sentida nos momentos de abstinência pode ser superada através da atividade física. Uma ótima troca, não é? Invista em sua saúde!
Informações extras do Portal R7 e Jornal Zero Hora.